.

CONHEÇA SÃO JOÃO DEL-REI

    Localizada no centro-sul do estado de Minas Gerais, a 183 km da capital mineira Belo Horizonte, o município possui uma população de aproximadamente 90 mil habitantes. Em seus 305 anos de existência, o antigo Arraial de Nossa Senhora do Pilar foi elevado à condição de vila recebendo a denominação São João del-Rei em 8 de dezembro 1713.
   Criado durante o período colonial, diretamente ligado à exploração aurífera do final do século XVII e início do século XVIII, São João del Rei passou por diversas atividades econômicas ao longo de seu desenvolvimento se tornando a cidade mineira mais importante na primeira metade do século XIX. Nesse período constituía-se um importante entreposto comercial.
    A partir da implantação da ferrovia Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM) e o início da atividade industrial ao longo dos séculos XIX e XX, tem-se a expansão da cidade pautada em uma configuração socioespacial que preservou a segregação constituída nos períodos anteriores.
    Com o declínio da atividade industrial após a década de 1930 há uma nova dinâmica no município baseada no fortalecimento do setor terciário. Atualmente tem sua economia principalmente voltada para a prestação de serviços relacionadas ao comércio e turismo.

TURISMO

    Ao percorrer São João del-Rei, depara-se com uma paisagem que reflete diferentes momentos históricos de produção e (re) produção do espaço, em contínuo processo de transformação.
     Seu centro histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) possui organização socioespacial e arquitetônica característica do período colonial em que a cidade se desenvolveu, evidenciando um grande "valor artístico, histórico e cultural"(LEAL, 2010).
     As igrejas no estilo barroco mineiro, construídas ao longo do século XVIII, compõem a paisagem urbana juntamente com antigos casarões, que hoje abrigam museus, bares e restaurantes na cidade representando espaços ressignificados na contemporaneidade.
      Dentre as igrejas de São João del-Rei destacam-se: Catedral-Basílica do Pilar (1721), Nossa Senhora do Rosário (1720), Nossa Senhora Carmo (1733), Nossa Senhora Mercês (1769) e São Francisco de Assis (1774). E o Museu Regional de São João del Rei, o Memorial Tancredo Neves e o Centro Cultural da UFSJ (Solar da Baronesa).
      Em São João del-Rei é possível, ainda, realizar um passeio de Maria Fumaça que sai da praça da Estação e vai até o município de Tiradentes.
    As Serras de São José e Lenheiro compõem a paisagem do sítio urbano e apresentam riquezas físico-naturais e históricas importantes. Cachoeiras, trilhas, fauna, flora, geologia entre outros, são atrativos que se destacam nas mesmas.
     A Serra do Lenheiro, localiza-se a aproximadamente cerca de 5 km do sítio urbano, nos limites norte e noroeste da sede municipal. Extremamente importante no desenvolvimento da cidade, é onde se localizavam as principais jazidas de mineração no período colonial e onde se desenvolveu o primeiro núcleo povoador da cidade. Sua denominação é em decorrência da extração de pedra, lenha e outros materiais por lenhadores para a construção de edificações e pontes da cidade.
     A Serra de São José se estende por cinco municípios da região do Campo das Vertentes: Tiradentes, Santa Cruz de Minas, São João del-Rei, Coronel Xavier Chaves e Prados. Nela se encontra a Área de Proteção Ambiental (APA) São José que abriga o Refúgio Estadual de Vida Silvestre Libélulas da Serra de São José e a Área de Proteção Especial Serra São José.
    A região possui entre 40% e 50% de todas as espécies de libélulas conhecidas em Minas Gerais e cerca de 18% de todas as espécies encontradas no Brasil, além de abrigar um importante remanescente de Mata Atlântica.
     Possui também os centros de visitação Casa das Águas - APA São José, localizada no bairro das Águas Santas em Tiradentes com exposições relacionadas principalmente à geodiversidade da Serra; e a Casa da Serra, localizada no município de Prados com exposições relacionadas principalmente à fauna de libélulas.

MAIS INFORMAÇÕES:

Casa da Serra - APA São José, MG       Casa das Águas - APA São José, MG

Acesso em: 17 de Setembro de 2019


© 2019 IV Colóquio de Pesquisadores em Geografia Física e Ensino de Geografia 
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora