.

IV COLÓQUIO

 A quarta edição do Colóquio será realizada na Universidade Federal de São João del-Rei/UFSJ, São João del-Rei-MG, sob a responsabilidade do Grupo de Estudos e Pesquisas em Geografia, Educação e Riscos (GEPEGER) em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeog) da UFSJ. Elegeu-se para a quarta edição do evento o tema Contribuições da Geografia Física para o Ensino: desafios na formação docente, nas práticas e na abordagem do risco ambiental na geografia escolar. 
     A partir dessa edição e temática almeja-se continuar a discussão sobre o papel desempenhado pelo Ensino Superior na formação e na atuação docente, bem como no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem voltados à construção de conhecimentos que favoreçam a análise do espaço geográfico. E, ainda, ampliar essa discussão para as possíveis contribuições dos estudos sobre riscos ambientais na educação geográfica e, consequentemente, na leitura das paisagens e dos territórios em riscos, na perspectiva da abordagem global/local. A discussão dos riscos ambientais, à luz da Geografia, constitui questão importante e necessária por considerar conhecimentos referentes à prevenção, identificação, comunicação, educação, ações relacionadas ao planejamento e gestão dos riscos em territórios diversos.
       A quarta edição do colóquio vem reforçar a importância e a necessidade de se fomentar as discussões sobre a interface entre Geografia Física, Ensino de Geografia e Geografia Escolar, em âmbito nacional e internacional, de modo a contribuir com um repertório de práxis para a análise do espaço geográfico, em diferentes contextos socioespaciais.

O Colóquio é destinado a docentes e estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia, de áreas afins, professores da Educação Básica, professores de IES e pesquisadores da linha de ensino de Geografia, Geografia Física e demais interessados no tema.
        O quarto colóquio tem como objetivos específicos: a) Debater as contribuições da Geografia Física para o Ensino de Geografia mediante reflexões em torno dos referenciais teórico-metodológicos dessa área do conhecimento; b) Discutir sobre a pesquisa e o ensino da Geografia Física no âmbito da educação básica, pontuando perspectivas de questões ambientais, entre elas a do risco ambiental e de temas emergentes no contexto da sociedade contemporânea. c) Debater e compartilhar propostas teórico-metodológicas das temáticas físico-naturais para a Geografia Escolar; d) Contribuir com a formação continuada de professores de Geografia; e) Fortalecer e incentivar o desenvolvimento de pesquisas dessas temáticas na graduação e na pós-graduação em Geografia. f) Aproximar pesquisadores dessa área do conhecimento, e de outras afins, incentivar a formação de redes e parcerias interinstitucionais, interestaduais e internacionais.

LOCAL DO EVENTO

Universidade Federal de São João del-Rei/UFSJ - Campus Santo Antônio - Praça Frei Orlando, nº 170. - Centro.

REALIZAÇÃO

Universidade Federal de São João del-Rei/UFSJ

Programa de Pós-Graduação em Geografia/ PPGeog